terça-feira, 14 de março de 2017

Festa em Pesqueira – Carnaval 2017

Neste carnaval, Pernambuco foi o meu destino, terra do frevo, dos blocos, do carnaval vivido e compartilhado nas ruas.

A festa tradicional do Pernambuco, está entre os desejos de muitos brasileiros quando se trata da conhecida folia. Nas cidades, os moradores locais se preparam para receber os turistas e movimentar a economia, misturar os costumes e garantir muita diversão.

Mas a grande festa da terra do frevo não esta só nas grandes cidades, como Recife ou Olinda, existe muito mais pelas terras brasileiras, a qual se tem pouco conhecimento. Conheci a cidade de nome Pesqueira, que fica a 215Km da Capital, na região do Vale do Ipojuca, Agreste Pernambucano. A cidade tem pouco mais de 50.000 habitantes, e o carnaval é a data mais esperada da vida dos pesqueirenses. Os turistas são esperados não apenas por aquecer a economia e movimentar a cidade com curiosidade e animação, os “sotaques” como eles dizem, é uma constatação maravilhosa, como se a cidade fosse privilegiada por receber tais visitantes de dentro e fora do Brasil.

A diversão é simplesmente contagiante, só fica parado quem não está vivo, o trio elétrico carrega a animação pelas ruas do centro, são blocos e apresentações, adultos e crianças que se preparam para viver e transmitir a arte da dança, do canto, da musica e da vida em fantasia.

A cidade em si é uma atração peculiar, a arquitetura do centro tem grande contraste com o resto da cidade espalhada pelos bairros. O Cruzeiro que abriga a imagem de Nossa Senhora é o lugar mais alto da cidade, ao qual eu recomendo ir à noite, a vista é realmente sensacional. Sem falar do Castelo de Pesqueira, que é uma atração à parte, orgulho dos moradores viver na cidade que parece ter uma réplica de uma das atrações da Disney, e já foi até tema de reportagem da televisão.  

Mas como nada é só festa e diversão, a terra que tanto anseia o carnaval também sofre com a falta de agua, a falta de investimentos no mercado de trabalho, entre outras situações que já enxergamos comum quando se trata do lado norte do Brasil. São tantos os problemas, e tão grandes as esperanças, que nos perguntamos por que não valorizamos as facilidades que temos em nossos grandes centros?

É comum se ouvir dizer que lugares como este são esquecidos por Deus, mas isso não é verdade,  existe vida em Pesqueira e em todo o interior do Pernambuco, existem pessoas que trabalham e que lutar por dias melhores, anseiam oportunidades e que sofrem por não tê-las. Quem se esqueceu desses lugares foram alguns políticos que deveriam ajudar as pessoas, mas não fazem nada, fingem não enxergar as suas obrigações, e não se sensibilizam com a falta do básico, e além de não ajudar atrapalham! É difícil perceber como isso é claro, e como mesmo assim continuam a labuta, trabalhando sem preder a alegria e magia do carnaval. 

Fiz novos amigos, conversei sobre politica, poesia e feminismo, também aprendi a curtir o carnaval na farra, até literalmente “quebrar a sandália”, jurei que ano que vem estarei lá, não sei se conseguirei cumprir a minha promessa, ou se visitarei outra cidade para viver mais uma experiência tão rica. O fato é que aproveitei cada minuto e curti de todas as formas imagináveis. 

No fim, o que restou foi um amontoado de confetes, serpentinas e muita gente esperançosa que espera que a vida melhore, sem que seja preciso deixar as suas origem e pegar a estrada. Com a promessa de novas águas a caminho (Rio São Francisco), a vida pode melhorar, e quem sabe tudo poderá ser ainda mais bonito no próximo carnaval.


Para hoje: Carnaval, eu quero mais! 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!