domingo, 8 de maio de 2016

O Diário do artista - As dificuldades de viver o Hoje

Viver o presente é uma tarefa complicada.

Eu nunca tinha percebido isso da forma como sinto agora. Idealizar o futuro e lamentar o passado nos deixa “ocupado”, trabalhar em prol de algo que não temos certeza ou depositar forças e esperanças naquilo que não temos controle, ou que simplesmente não existe mais, parece cômodo.

Quando eu lamento o passado, e tudo o que poderia ter feito diferente do que fiz eu sofro.

 E o que poderia fazer eu me sentir mais viva do que sofrer? Isto mesmo. O sofrimento garante para a minha mente sente noção que eu estou viva, e que eu vivi algo que foi bom ou ruim. Assim também acontece com o futuro. Ele não existe, e a partir daquilo que sinto hoje planejo o futuro e me perco em devaneios de comparações com o passado. Assim me travo em atitudes, me abstenho de emoções e planejo, planejo e planejo... E vivo o presente de forma precária.

Claro que existem outras formas de me fazer sentir a vida, alias existem inúmeras maneiras de fazer isso, mas desse jeito é muito mais fácil.

Mas o presente de verdade... Este é um coitado esquecido, as vezes me percebo vivendo pequenos lapsos de “hoje”, e logo as lembranças (geralmente ruins), e as aspirações (geralmente ótimas) tomam a mente, e ele, o HOJE, se perde e fica esquecido. Talvez este passado tenha sido tão mal vivido como o de agora, e assim vamos nos enganando de brincar em instantes de presente.

O hoje é a única certeza, é a verdade, e a única esperança. Eu odeio quando perco o HOJE, me sinto uma fracassada quando lamento o passado, e odeio mais ainda quando aspiro demais o futuro.  Tento respirar fundo e voltar para o meu hoje, para a minha verdade, e a minha luta. As minhas angustias não podem superar o meu conhecimento, e ele me diz que eu sou forte o  bastante para superar as dores, e grandiosa e humilde para receber as vitórias.

A fé precisa ser renovada a cada instante, o conhecimento do passado precisa ser absorvido e não necessariamente lembrado, ele esta em nós, tão naturalmente que nem percebemos quando se instalou, apenas sentimos e praticamos. A esperança futura esta na fé e na certeza de que conduzimos o Hoje de modo consciente, e que saberemos o que fazer quando os obstáculos forem desconhecidos.

O viver é hoje, e só.

Para hoje: VIVA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!